


Faça sua Inscrição e fique por dentro das novidades de Metrologia.

Descreva sua imagem.

Descreva sua imagem.

Faça sua Inscrição e fique por dentro das novidades de Metrologia.
QUALIFICAÇÃO TÉRMICA

Faça suas validações e qualificações conosco. Temos excelentes padrões, prazos e preços adequados e técnicos treinados, além de contar com a qualidade e comprometimento de todo o corpo técnico da Teclabor.
1.0 VALIDAÇÃO DE ESTUFA E SALAS QUENTES E FRIAS
1.1 – Calibração (VIM): “Conjunto de operações que estabelecem, sob condições específicas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição, sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada, ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrão”.
2.2 – Qualificação – (Definição Teclabor): “É uma etapa da validação, que através de um conjunto de operações que estabelecem sob condições específicas, que os resultados dos testes de determinado equipamento, demonstram que o mesmo apresenta desempenho e resultados adequados”.
2.3 – Validação segundo (NBR ISO 11134:2001): “Procedimento documentado para obtenção, registro e interpretação de resultados desejados para o estabelecimento de um processo que deverá consistentemente fornecer produtos, cumprindo especificações predeterminadas.”
2.3.1 – Simplificação (Teclabor): A validação é realizada em equipamento ou processo para fornecer evidências da capacidade destes em atender a requisitos definidos pelo produto, processos ou normas aplicáveis. Durante o processo de Validação são realizadas Qualificações em equipamentos ou processos.
3.0 – PRINCIPAIS ETAPAS DE UMA VALIDAÇÃO:
A Validação consiste de:- Validação de todos os processos críticos;
– Validação dos métodos analíticos;
– Equipamentos qualificados quanto a:
– QI – Qualificação de Instalação;
– QO – Qualificação de Operação;
– QP – Qualificação de Performance;
– Procedimentos operacionais descritos;
– Pessoal treinado.
4.0 – VALIDAÇÃO SEGUNDO a RDC210/03
4.1 – PMV – Plano Mestre de Validação: É o planejamento de todas as atividades de validação com os objetivos, procedimentos, prazos e responsabilidades definidos.
4.2 – PV – Protocolo de Validade: Documento da empresa específica para cada atividade que descrevem os procedimentos a serem realizados na validação, incluindo os critérios de aceitação para aprovação de um processo de produção ou parte do mesmo.
4.3 – QE – Qualificação de Equipamento: Conjunto de operações que estabelecem sob condições específicas, que os resultados dos testes de determinado equipamento demonstrou que o mesmo apresenta desempenho previsto. Os instrumentos e sistema de medição devem estar calibrados.
4.4 – QI – Qualificação de Instalação: Conjunto de operações que estabelece sob condições específicas que a instalação dos equipamentos, utilidades, instrumentos de pesagem e medidas e áreas de produção na fabricação de medicamentos, foram selecionadas adequadamente e encontram-se de acordo com as especificações definidas.
4.5 – QO – Qualificação de Operacional: Conjunto de operações que estabelece sob condições específicas, que o sistema, ou subsistema apresenta desempenho conforme previsto, em todas as faixas operacionais consideradas. Todos os equipamentos utilizados na execução dos testes, devem ser identificados e calibrados antes de serem usados.
4.6 – Relatório de Validação: Documento onde encontram-se reunidos os registros, resultados e avaliação de um processo, ou sistema de validação concluído.
4.7 – Revalidação: Repetição do processo de validação aprovado, que fornece garantias de que as mudanças introduzidas no processo, ou mesmo equipamento, estão de acordo com os requisitos estabelecidos anteriormente e que estas modificações não afetam as características nem a qualidade do produto.